Objectivos

Com o início da nova época futebolística pretende-se com este blog registar todas as incidências dos jogos, desde uma crónica aos jogos, registo de resultados, de melhores marcadores e de MVP.São jovens que começam a dar os primeiros pontapés numa competição oficial e onde os técnicos do Futebol Clube de Infesta depositam a maior confiança para que juntos, no fim da época, possamos dizer “objectivos cumpridos”.

E que objectivos são esses? Abaixo segue a sua enumeração:


a) enfatizar que o bom percurso escolar é fundamental para a formação intelectual do indivíduo, para o seu futuro profissional e para a continuidade na "familia" que se pretende criar nos infantis do Futebol Clube de Infesta;

b) desenvolver um espirito de equipa, de competição saudável, de responsabilidade e de respeito pelo próximo (fair-play);

c) fomentar a alegria e o prazer de praticar desporto, mais especificamente, no futebol;

d) estimular a camaradagem, o reconhecimento e respeito pela autoridade;

Obviamente que todos queremos ser os melhores mas para que tal aconteça é precisso superar, indubitavelmente, todos os objectivos mencionados. Eles não são independentes, são complementares e constituem bases sólidas para um trajecto excelente do grupo em mais uma nova época.

Com a ajuda dos técnicos, directores e staff médico, esperamos ter o maior sucesso a todos os níveis e desejamos boa sorte a todos os nossos jogadores.

E depois de 2007/08...que venha a 2008/09...e também 2009/10!!!

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lixa 1-4 FC Infesta

E numa bela tarde de sábado recomeçamos a nossa luta pela subida à 1ª divisão do escalão de infantis da Associação de Futebol do Porto.

Desde Março sem competição oficial, a ansiedade pelo reatamento da mesma era enorme mas o ambiente era de uma enorme satisfação entre todos os nossos rapazes.

Para começar, a nossa deslocação à Lixa foi num autocarro diferente do habitual e por motivos deveras engraçados! Como não se conseguiu abrir a porta da camioneta do Infesta, tivemos que recorrer ao autocarro da Nortecoope, com direito a televisão/vídeo durante a viagem :)

E nada melhor que assistir à gravação do último encontro entre o FC Infesta e o glorioso SL Benfica, que aconteceu umas boas épocas atrás, a contar para uma eliminatória da Taça de Portugal, com a vitória a sorrir aos encarnados, com golos de Mantorras e Drulovic.

Talvez, quem sabe, empolgados pela vitória e exibição do glorioso SLB, os nossos rapazes fizeram, nesta jornada, uma das exibições mais consistentes e conseguidas de toda a temporada.

O jogo realizou-se no relvado do Lixa, que se apresentava em óptimas condições, durante uma bela tarde de Maio.

Antes do inicio do jogo, houve quem me confessasse que se sentia nervoso e receoso perante proximidade do inicio da partida e perante determinados acontecimentos passados. Como também vivi momentos de ansiedade e receios na altura em que defendia as cores mamedenses, com a minha experiência, procurei relaxá-los e transmitir-lhes a mensagem de que aquilo era apenas um jogo de futebol e de que não podemos estar nervosos a fazer algo que nos dá imenso prazer! São duas coisas incompatíveis! Por isso, toca a divertir-nos!!!

A estreia nesta fase final começou com um bom ritmo de jogo, onde o FC Infesta começou bem cedo a impor o seu ritmo de jogo.

Com boas trocas de bola e a jogar à largura de todo o terreno, os visitantes controlavam o meio campo e impediam que a equipa da casa se aproximasse com perigo da baliza defendida pelo João Pedro.

A aparição do Sérgio no meio campo, trouxe mais agressividade e impediu as subidas pelo flanco direito do talentoso lateral do Lixa. Contudo o jogo visitado inclinava-se muito para o seu lado direito, tentando aproveitar a rapidez dos seus jogadores que actuavam nesse mesmo flanco. E neste balanceamento, o nosso lateral esquerdo esteve muito activo durante a primeira parte.

Mas esta inclinação do Lixa não significava domínio, longe disso! A turma de S. Mamede de Infesta, controlou sempre o jogo e encostou durante largos períodos a equipa da casa à sua intermediária. Aliás o guardião do FC Infesta limitou-se a recolher bolas.

O jogo atacante dos visitantes foi uma constante ao longo de todo o jogo e o resultado só não foi mais volumoso por mera infelicidade ao excessiva pontaria dos nossos jogadores, ao acertarem por 2 ocasiões nos ferros da baliza dos visitados.


O primeiro golo da partida surgiu na sequência de um cruzamento do Sérgio, que se dirigiu para a baliza e enganou o guarda-redes local. Foi um golo afortunado mas merecido pela turma visitante. Mas importa dizer que a bola cruzada pelo Sérgio, apenas lhe chegou aos pés depois de o André Cunha ter sido rasteirado na área adversária…e o árbitro ter feito vista grossa!

Poucos minutos depois, o FC Infesta envia a primeira bola ao poste. O André Cunha aparece à entrada da área sem qualquer oposição e desfere um tiro ao poste da baliza adversária.

O intervalo chega poucos momentos depois com a vantagem pela margem mínima da equipa visitante.

A segunda parte começa já com o Fábio a aparecer no flanco esquerdo e o Sérgio a recuar para a defesa.

O nosso médio entrou muito bem no jogo e esteve muito em foco no plano ofensivo.

A toada do jogo continuou igual à primeira parte, com o FC Infesta a trocar a bola de forma eficaz e a toda a amplitude do terreno de jogo. E foi na sequência de uma excelente troca de bola que o Fábio rompe pela meia esquerda e desfere um remate cruzado rasteiro e colocado ao segundo poste, elevando a vantagem do FC Infesta para dois golos.

Com este golo a equipa da casa teve uma boa reacção e consegue reduzir a desvantagem numa clara descoordenação defensiva dos nossos centrais que abriu uma auto-estrada ao jovem do Lixa que bateu o João Pedro.

Mas a nossa equipa reagiu de forma muito positiva ao golo sofrido e foi em busca do terceiro golo. As jogadas de perigo sucediam-se e foi uma questão de minutos até o FC Infesta voltar a marcar. Numa lance de bom envolvimento sobre a meia esquerda, o André Cunha surge com espaço para rematar e…golo!!! Os nossos canhotos marcam o resultado!

A pressão exercida pelo meio campo nunca abrandou e eram muitas as recuperações de bola com seguimento progressivo que os visitantes conseguiam.

Até que numa jogada de triangulações a bola é cruzada ao penalty onde aparece, como uma flecha, Leonel a cabecear para o fundo das redes. Fantástica jogada colectiva e estava feito o resultado final.

Os nossos rapazes queriam mais e não descansaram até ao apito final! Antes deste mesmo chegar, o FC Infesta leva novamente a bola aos ferros da baliza adversária, através de um remate de primeira do Sérgio no interior da grande área do Lixa.

O jogo chega pouco depois ao fim e o resultado era justo.

- Sérgio - Leonel

- André

- Fabio



MVP: Vitor
Foi o jogo mais completo do nosso lateral direito!!! Revelou grande segurança a defender, sentido posicional, agressividade e muito coração.

Nunca se escondeu da luta e saiu sempre a jogar, procurando criar desequilibrios no meio campo e até no ataque.
Esteve muito concentrado na defesa, não perdendo nenhum lance de cabeça e sempre pressionando o adversário.
Já muito perto do fim, com as energias já muito em baixo, ainda conseguiu subir no ataque, penetrar na grande área e tentar a sua sorte! Mas neste lance quem enviou a bola à barra foi o Sérgio. Parabéns Vitor!!!


Como jogou o FC Infesta?