Objectivos

Com o início da nova época futebolística pretende-se com este blog registar todas as incidências dos jogos, desde uma crónica aos jogos, registo de resultados, de melhores marcadores e de MVP.São jovens que começam a dar os primeiros pontapés numa competição oficial e onde os técnicos do Futebol Clube de Infesta depositam a maior confiança para que juntos, no fim da época, possamos dizer “objectivos cumpridos”.

E que objectivos são esses? Abaixo segue a sua enumeração:


a) enfatizar que o bom percurso escolar é fundamental para a formação intelectual do indivíduo, para o seu futuro profissional e para a continuidade na "familia" que se pretende criar nos infantis do Futebol Clube de Infesta;

b) desenvolver um espirito de equipa, de competição saudável, de responsabilidade e de respeito pelo próximo (fair-play);

c) fomentar a alegria e o prazer de praticar desporto, mais especificamente, no futebol;

d) estimular a camaradagem, o reconhecimento e respeito pela autoridade;

Obviamente que todos queremos ser os melhores mas para que tal aconteça é precisso superar, indubitavelmente, todos os objectivos mencionados. Eles não são independentes, são complementares e constituem bases sólidas para um trajecto excelente do grupo em mais uma nova época.

Com a ajuda dos técnicos, directores e staff médico, esperamos ter o maior sucesso a todos os níveis e desejamos boa sorte a todos os nossos jogadores.

E depois de 2007/08...que venha a 2008/09...e também 2009/10!!!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A importância dos alongamentos

Nos últimos tempos o nosso plantel tem sido assombrado por algumas lesões injustificáveis que resultam, na sua grande maioria, da não aplicação dos atletas nos exercícios de alongamentos.


Porque eu sei do que falo e porque não quero que esta situação continue a persistir no nosso grupo deixo aqui este post para que todos vós leiam e aprendam a proteger-se de lesões perfeitamente evitáveis.


Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos deixam-na aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais são que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o balneário elimina-se o ácido lácteo, o que evita dores musculares.


Quanto à actividade física, desportos de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a consequência directa desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais frequente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos desportos, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.

Efeitos do alongamento:

- Redução de tensões musculares;

- Relaxamento;

- Benefícios para a coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis;

- Aumento do arco de maleabilidade;

- Prevenção de lesões;

- Facilita actividades de desgaste, como por exemplo corrida, ténis, natação, ciclismo, futebol, etc.;

- Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada;

- Activa a circulação;

- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

- Ajuda a libertar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.


A regularidade e o relaxamento são os factores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanços, pois estes enrijecem o músculo que se está tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.