
Esta jornada marcava o início de 4 jogos muito importantes para as nossas aspirações à subida de divisão. Vão umas autênticas finais e confiamos nos nossos rapazes para enfrentarem todos os desafios sem medo de assumir o jogo e procurar constantemente o golo.
O nosso adversário deste fim-de-semana tem conseguido uns resultados interessantes nas últimas jornadas e, dada a especificidade da equipa ser muito parecida com a da última jornada, anteviam-se dificuldades que iriam, certamente, tornar este desafio ainda mais importante.

Seria um erro pensar e adormecer à sombra do resultado que conseguimos na primeira volta do campeonato. De facto foi uma goleada mas com o tempo as equipas vão-se organizando melhor, evoluir e discutir mais o resultado.
O jogo começou com a equipa local a concentrar muito o jogo no centro do terreno e a criar uma superioridade numérica que fustigava os nossos médios na recuperação da bola. Por isso o FC Infesta começou a chamar os alas ao jogo e a procurar afastar a bola da zona mais preenchida de jogadores do Bairro do Falcão.
Numa fase inicial o jogo dos visitantes foi fluído e muito por culpa da ala direita, especialmente, da agressividade competitiva e entrega do Luís. O Vitor que neste jogo teve mais uma oportunidade, não esteve mal a atacar mas demonstrou muitas dificuldades a defender o habilidoso extremo esquerdo dos visitados. Com o desenrolar do tempo, a equipa da casa começava a insistir na ala esquerda e nos lançamentos para as costas dos nossos defesas que, muito bem, anulavam com o fora de jogo.
A surpresa neste jogo foi a colocação do Zé Luís a ponta de lança. No inicio do jogo insistimos com ele para que sempre que se libertasse da marcação e se encontrasse em posição de rematar, para não hesitar! E numa abertura pelo meio dos centrais da equipa visitada, a bola chegou ao Zé Luís que a conduziu e num remate forte e colocado fora da área, levou a bola ao ângulo superior esquerdo da baliza e inaugurou o marcador com um soberbo golo!
Após o golo a equipa oscilou, como se descomprimisse, mas a defesa esteve sempre atenta e conseguiu resolver as situações que iam aparecendo.
Entretanto o intervalo chega e procurou-se refrescar o lado direito da defesa que estava a revelar-se vulnerável.
No reatamento da partida, a equipa da casa fez o que lhe competia, procurou forçar o ataque e, praticamente só conseguia incomodar a defensiva mamedense com os lançamentos em profundidade e pelo lado esquerdo do seu ataque. Apesar de o Pedro, que entrou a substituir o Vitor, ter entregue a aquele sector mais agressividade defensiva, teve muito trabalho com os jogadores que caíam no flanco.
No lado oposto, o Sérgio travava uma luta com o extremo direito. Mas uma luta desleal na medida em que o jogador da casa, carregava sempre sobre o Sérgio à margem das leis! O nosso lateral esteve impecável ao nunca se amedrontar no confronto e a mostrar-se mais maduro nas reacções às sucessivas cargas do extremo. Aliás o nosso Sérgio adorava este tipo de confrontos!!!
Com o desenrolar do jogo, a turma de São Mamede Infesta chega ao 0-2 por intermédio de Diogo, com um desvio de cabeça ao primeiro poste, após um canto de André.
A partir deste momento a equipa da casa intensificou a sua pressão sobre a nossa defensiva e alguns dos nossos jogadores sentiram bem nas pernas esse incremento.
Mas o tempo corria e surge mais oportunidade para os visitantes quando Fábio, em boa posição, fez o chapéu ao guardião contrário que apenas pecou, por ter saído ligeiramente ao lado.
E perto do fim...surge o golo da equipa da casa! Na sequência de um pontapé de canto o Joel, erradamente, tenta agarrar a bola em vez de a desviar ou socar, e deixa-a fugir para a frente, mesmo para os pés do jogador do Bairro do Falcão que sem problemas fez o golo. Mas neste golo há um pormenor que deve ser corrigido, para além do erro já mencionado do Joel, que é o posicionamento do João Miguel. O João Miguel nesta fase da partida estava a jogar a lateral esquerdo e, erradamente, pensou que por estar a jogar nesta posição tem de ser ele a colocar-se no poste aquando dos pontapés de canto! O João Miguel e o Diogo nunca podem ficar nos postes! O que define quem fica nos postes nos pontapés de canto do adversário é a estatura e não a posição em que se está a jogar na altura!
Mas ainda antes de acabar o jogo, o FC Infesta poderia ter ampliado a vantagem se o Leonel não fosse tremendamente egoísta, quando se encontrou isolado perto da linha de fundo e no limite da pequena área adversária, e rematou à baliza em detrimento da assistência para golo do Rui ou do André ou do Lucas! Era só escolher um deles!
O jogo chega pouco depois ao fim e fica o mais importante, os 3 pontos.
- Diogo
- Zé Luis
MVP: João Miguel/Sérgio
Pela segunda semana consecutiva não consegui destacar claramente um MVP no jogo e daí ter recorrido a uma eleição conjunta.
Numa partida onde o nosso meio campo esteve muito tempo adormecido, a nossa defesa foi resolvendo todos os lances que iam aparecendo com maoir ou menor dificuldade. E contra uma equipa com alguns jogadores agressivos, especialmente o extremo direito, estes nossos canhotos da defesa mostraram que não se intimidam com ninguém e limparam sempre a sua zona. O João Miguel esteve muito concentrado e forte nos duelos individuais, nunca desistindo de nenhum lance e entregando o seu corpo às "balas". Definiu quase sempre o tempo certo de entrada aos lances e não fosse o seu mau posicionamento no canto que deu origem ao golo dos locais, teria realizado uma exibição ainda melhor. O Sérgio teve uma calma surpreendente dada a quantidade de "porrada" que levou do extremo direito e saiu sempre com a bola a jogar quando tal era exigido. Demonstrou grande raça, técnica, resistência fisica e fez sempre uma gestão inteligente sobre as suas subidas pelo flanco.
Como jogou o FC Infesta?